Antes de tudo, sugerimos a leitura deste artigo da Endeavor, para entender a importância da organização do seu estoque https://endeavor.org.br/sku/
Existem modelos de produtos que possuem variações, principalmente a categoria de moda/vestuário. Uma camisa, por exemplo, possui variações de Cor e Tamanho. Para facilitar a vida do consumidor, as plataformas de e-commerce permitem criar um anúncio que agrupa todas as variações de um produto, formando uma grade de opções. Desta forma, o consumidor pode escolher a sua cor preferida e tamanho ideal sem precisar ficar procurando separadamente cada variação pelo site. Veja um exemplo abaixo:
Apesar de todas as variações estarem agrupadas, cada uma possui seu código SKU único. Entrando em detalhes, o código SKU é um código único de cada variação do produto e não pode se repetir. É utilizado para organização do seu estoque, para você saber onde ele se encontra no seu armazém, qual variação se refere (cor verde, tamanho M, por exemplo) e quantas unidades possui.
Não há um padrão absoluto para criação destes códigos. No mundo dos marketplaces os códigos SKUs não podem ter nomes extensos, com caracteres especiais, acentos, cedilha, etc.
Como boa prática, crie um código que você consiga identificar o tipo de produto, modelo e variação, e até onde ele está localizado dentro do seu Armazém (corredor, andar, etc), por exemplo:
SKU: CFCHAESPVEM
Camisa
Futebol
CHApecoense
ESPecial
VErde
M (tamanho)
Para que os SKUs sejam agrupados é necessário vincular um código agrupador (código do produto pai) em cada variação. No exemplo da camisa da Chape, o código pai pode ser:
SKU Pai (código pai): CFCHAESP
Portanto, a estrutura dos produtos com variação deve seguir a regra abaixo.
Produtos com variação
SKU | SKU Pai | Nome | Atributos | |
Tamanho | Cor | |||
CFCHAESPVEP | CFCHAESP | CAMISA ESPECIAL CHAPE | P | Verde |
CFCHAESPVEM | CFCHAESP | CAMISA ESPECIAL CHAPE | M | Verde |
CFCHAESPVEG | CFCHAESP | CAMISA ESPECIAL CHAPE | G | Verde |
Perceba que cada variação deve conter o seu código SKU único e o código do pai (agrupador).
Caso o produto não tenha variação, a estrutura é mais simples, como mostrado abaixo:
Produtos simples
SKU | SKU Pai | Nome |
BBOFNBA | BOLA DE BASQUETE OFICIAL NBA |
Perceba que a estrutura do produto simples é mais "simples" :) Como não há variações do produto, não há necessidade de vincular a um SKU pai.
Estas são as estruturas corretas que você deve organizar em sua loja/sistema.
Você terá vários benefícios ao ajustar seu catálogo nesta estrutura:
1) Melhor organização de estoque;
2) Se preparar para alto volume de vendas;
3) Ao definir um código único, você pode migrar e integrar sistemas mais facilmente;
4) Seus produtos serão aceitos pelos marketplaces;
Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe de suporte, através do e-mail: suporte@hub2b.com.br
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